A obra chega em boa hora, tendo em vista a proximidade da celebração dos 50 anos do Concílio. A própria CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), em sua última assembléia, propôs uma sequência de celebrações para recordar os quatro anos de sessões conciliares.
De tal modo que o livro vem ao encontro desta iniciativa, recuperando a memória dos tempos de intensa participação eclesial que o Concílio Vaticano II desencadeou.
Concílio Vaticano II |
Em dez breves mas densos capítulos, D. Demétrio descreve o anúncio do Concílio pelo Papa João 23, os preparativos para este evento excepcional, os temas abordados, o espírito do Concílio, suas idéias-chave, seus momentos decisivos, sua organização interna, e seus documentos finais, ressaltando o grande envolvimento produzido por esse Concílio.
O livro está sendo difundido pelas Edições Paulinas, e seu título abre caminho para uma série de obras, numa coleção que levará o título dado por D. Demétrio ao seu livro: “Revisitar o Concílio”.
Na próxima semana, no dia 14 à noite, será realizado o lançamento do livro de Dom Demétrio, na Casa do Poeta, em Jales. Nesse dia haverá uma sessão de autógrafos para o livro que será oferecido com o preço especial de lançamento.
O livro já foi lançado na assembléia da CNBB, ocasião em que foi recomendado como um dos subsídios para a celebração do jubileu dos 50 anos do Concílio Vaticano II.
Dom Demétrio Valentini |
O livro nasceu da experiência pessoal de D. Demétrio, que acompanhou de perto este grande acontecimento, como estudante de teologia em Roma, onde pôde seguir todos os passos do Concílio Vaticano II. Um raro depoimento, pois dos bispos que participaram do Concílio Vaticano II já não se encontra nenhum que ainda seja bispo titular de uma diocese.
Dom Demétrio foi convidado para relatar sua experiência na “jornada teológica andina”, que será realizada no mês de outubro deste ano na Colômbia.