.

Colabore com ideias, faça comentários, dê sua opinião! Mande-nos um e-mail! Obrigado por nos visitar!

Blog

Este é o blogue do programa "Diocese a Caminho", serviço da rede de comunicação da Diocese de Jales, apresentado aos Sábados às 8h, na Rádio Assunção de Jales, AM 740 KHs. É um programa de notícias, reflexões e informações da Igreja Católica.

E-MAIL: dioceseacaminho@gmail.com

FESTA DE PENTECOSTES REANIMA E FORTALECE AS COMUNIDADES



Neste domingo celebramos a Solenidade de Pentecostes. Pentecostes é a festa da passagem do medo ao entusiasmo. Pentecostes é a festa do ORDENAMENTO, pois os discípulos receberam o Espírito Santo que possibilitou a comunicação nas diferentes línguas e realidades. Daí perguntemo-nos: Se o Espírito Santo possibilita as conexões e a unidade: Qual é o espaço que ele tem em minha vida?

O evangelho deste domingo narra o anoitecer de um tenebroso início de semana, de carência de Espírito. Domingo em que os discípulos estavam reunidos, com medo e com as portas fechadas. Temor real, pois as forças contrárias a vida tinham assassinado na Cruz o autor da vida e perseguido seus seguidores. De repente o Cristo Ressuscitado colocou-se no meio deles mostrando as mãos e o lado, os sinais dos pregos e o furo da lança e os saúda: “A PAZ ESTEJA CONVOSCO”. E ordenou: “Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. E disse: “'Recebei' o Espírito Santo e o dom de perdoar os pecados”. Para os discípulos era difícil definir aquela animadora experiência. Somente a força do vendo e do fogo conseguiam definir aquelas cenas animadoras de ver o Cristo que tinha sido mutilado ressurgir glorioso e os animar. O dado concreto desta experiência é que o entusiasmo ocupou o lugar do medo. O ânimo expulsou a frustração e surgiu a Igreja. Conseqüentemente, os apóstolos se espalham pelo mundo anunciando Jesus Cristo, encarnado, morto e ressuscitado que está sentado a direita de Deus Pai. 

As comunidades construídas à volta de Jesus são animadas pelo Espírito. O Espírito é esse sopro de vida que transforma o barro inerte numa imagem de Deus, que transforma o egoísmo em amor partilhado, que transforma o orgulho em serviço simples e humilde… É Ele que nos faz vencer os medos, superar as covardias e fracassos, derrotar o ceticismo e a desilusão, reencontrar a orientação, readquirir a audácia profética, testemunhar o amor, sonhar com um mundo novo. É preciso ter consciência da presença contínua do Espírito em nós e nas nossas comunidades e estar atentos aos seus apelos, às suas indicações, aos seus questionamentos.

Diante dos tempos que vivemos urge celebrar bem a festa de Pentecostes, para ter o entusiasmo necessário. Isso porque o que mais falta no mundo é o ânimo e a unidade do Espírito Santo. Ele é o advogado e o animador, o unificador e santificador prometido por Jesus que fortalece a caminhada dos seus seguidores, neste mundo por dois mil anos de caminhada cristã. Que cada cristão possa acender ou fortalecer no seu coração o ânimo do Espírito Santo que conduz a Igreja.