.

Colabore com ideias, faça comentários, dê sua opinião! Mande-nos um e-mail! Obrigado por nos visitar!

Blog

Este é o blogue do programa "Diocese a Caminho", serviço da rede de comunicação da Diocese de Jales, apresentado aos Sábados às 8h, na Rádio Assunção de Jales, AM 740 KHs. É um programa de notícias, reflexões e informações da Igreja Católica.

E-MAIL: dioceseacaminho@gmail.com

"CORPUS CHRISTI" A FESTA DA EUCARISTIA - ORIGEM E HISTÓRIA



Corpus Christi é uma expressão latina que significa “Corpo de Cristo”. A expressão dá nome à Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, na qual se celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia. Tal evento é fruto da devoção eucarística medieval ocidental, que surgiu para combater heresias no século XI que negavam a presença de Cristo na eucaristia. Em 1215 a palavra “transubstanciação” foi usada pela primeira vez: “O Corpo e o Sangue de Cristo, no Sacramento do Altar, estão verdadeiramente contidos sob as espécies do pão e do vinho, transubstanciados o pão, no Corpo, e o vinho, no Sangue, pelo poder divino” (Concílio Ecumênico de Latrão).
   
Nesse contexto, Santa Juliana de Mont Cornillon tinha visões de Jesus, que lhe manifestava a necessidade de uma comemoração especial em honra ao Santíssimo Sacramento. Surgia, assim, a Festa de Corpus Christi, celebrada pela primeira vez em Liége, na Bélgica, por volta de 1240.
   
Duas décadas mais tarde, o Papa Urbano IV, na Bula Papal Trasnsiturus de hoc mundo, estendeu a festa a toda a Igreja, solicitando a São Tomás de Aquino que preparasse as leituras e textos litúrgicos que até hoje são usados durante a celebração. Essa solenidade acontece na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade. Esta, por sua vez, é celebrada no domingo após a Festa de Pentecostes (cinquenta dias após o domingo de Páscoa). É uma festa teológica, ou seja, não se refere a um evento histórico, mas exalta a profissão de fé na presença real de Cristo na Eucaristia. Mais tarde, o Concílio Vaticano II, além de incluir a menção ao sangue de Cristo nessa celebração, adiciona uma riqueza de textos bíblicos e prefácios, que conduzem à visão do mistério eucarístico em todos os seus aspectos.
   
Ao celebrar essa solenidade, devemos retornar às origens da espiritualidade refeição comunitária, o partir do pão entre os irmãos, nos leva a comungar o corpo e o sangue de Cristo, tornando-nos uma partícula eucarística dentro da sociedade em que vivemos.

A solenidade de Corpus Christi é um apelo aos discípulos de Jesus para resgatar o corpo como lugar privilegiado do encontro com Deus e com os irmãos. É na valorização de nosso corpo, enquanto sacramento, que Jesus Ressuscitado continua vivo com seu corpo glorioso. “Isto é o meu corpo, que é entregue por vós; fazei isto em memória de mim” (I Coríntios 11,24).


(fonte :  Revista Ave Maria)