.

Colabore com ideias, faça comentários, dê sua opinião! Mande-nos um e-mail! Obrigado por nos visitar!

Blog

Este é o blogue do programa "Diocese a Caminho", serviço da rede de comunicação da Diocese de Jales, apresentado aos Sábados às 8h, na Rádio Assunção de Jales, AM 740 KHs. É um programa de notícias, reflexões e informações da Igreja Católica.

E-MAIL: dioceseacaminho@gmail.com

CURSO DIOCESANO DE PASTORAL

No domingo dia 07 de agosto estiveram reunidos na escola vocacional os padres, religiosas, seminaristas e os representantes das comunidades para um dia de estudo das diretrizes.

Chamado "Curso Diocesano de Pastoral" este ano o estudo teve como tema as diretrizes da CNBB aprovadas na ultima assembléia geral dos bispos do Brasil, que ficarão em uso durante os próximos 4 anos.



NOVAS DIRETRIZES

O ponto de partida imprescindível e constante da vida e da missão da Igreja é o próprio Jesus Cristo. 

A Igreja perde sua referência, se ela não tem Jesus Cristo e seu Evangelho sempre diante dos olhos. Vale a pena lembrar sempre de novo aquilo que o Papa Bento XVI disse na Encíclica "Deus Caritas est" e também no Discurso de abertura da Conferência de Aparecida: Nossa fé cristã não é resultado de um raciocínio lógico, nem também de um grande ideal moral, mas do encontro com uma pessoa – Jesus Cristo.

As Diretrizes trazem isso como ponto de partida para toda a ação evangelizadora: sem o encontro pessoal e contagiante com Jesus Cristo, não há discípulos nem missionários; e o trabalho da Igreja teria apenas a força e significado de qualquer ONG ou iniciativa  humana. 

A Igreja não pode esquecer que é, antes de tudo, obra de Deus, que conta, certamente, com nossa constante participação e colaboração.

Em seguida, as Diretrizes ocupam-se com as “marcas” da sociedade, da cultura e da própria Igreja em nosso tempo.

As novas Diretrizes insistem nos quatro princípios evangelizadores desafiantes do Documento de Aparecida: missionariedade; conversão pastoral e pessoal; escuta e seguimento à Palavra de Deus; promoção e defesa da vida.