.

Colabore com ideias, faça comentários, dê sua opinião! Mande-nos um e-mail! Obrigado por nos visitar!

Blog

Este é o blogue do programa "Diocese a Caminho", serviço da rede de comunicação da Diocese de Jales, apresentado aos Sábados às 8h, na Rádio Assunção de Jales, AM 740 KHs. É um programa de notícias, reflexões e informações da Igreja Católica.

E-MAIL: dioceseacaminho@gmail.com

4 DE AGOSTO: "DIA DO PADRE"


O Dia do Padre é comemorado em 04 de agosto, em homenagem a São João Maria Vianney, santo padroeiro dos sacerdotes. Filho de uma família de camponeses, o vigário nasceu no ano de 1786 num pequeno povoado francês chamado Ars.

No seminário, embora fosse considerado um modelo de piedade, tinha dificuldade em acompanhar os estudos de filosofia e teologia.  Mesmo com a desconfiança de seus superiores, São João Maria Vianney recebeu a ordenação sacerdotal.  Porém, o sacerdote não tinha autorização para confessar, pois era considerado incapaz de guiar os fiéis. 

No entanto, logo ele se tornou um dos maiores confessores da Igreja e o Padroeiro dos párocos. São João Maria Vianney morreu aos 73 anos, em 4 de agosto de 1859. 

Antes de ser canonizado, pelo Papa Pio XI, a pequena cidade onde morava, Ars, já havia se tornado um centro de peregrinação.

Quem é o Padre???

É alguém escolhido por Deus, dentro de uma comunidade, no seio de uma família, para ser o continuador da obra salvadora de Jesus. Ele assume a missão de construir a comunidade.

Por graça e vocação, o padre age em nome de Jesus: ele perdoa os pecados, ele reconcilia seus irmãos com Deus e entre si; ele trás a bênção de Deus para todos. O padre é aquele que celebra a vida de Deus na vida da comunidade. Na Celebração Eucarística , ele trás Jesus para as comunidades. A Eucaristia é a razão primeira do sacerdócio. 

O padre alimenta seus fiéis por esse sacramento, pela sua pregação e pelo seu testemunho. Padre é o modelo por excelência de Jesus Cristo, o bom Pastor. Por esse motivo ele deve ser como o Cristo Pastor. O Padre deve ser o pastor atencioso de seu rebanho. 

Onde nascem as vocações?

Na família que reza unida; Nos grupos de catequese, de adolescentes, de coroinhas ou acólitos; Nos grupos de jovens, grupos missionários, grupos de vivência da fé; Nas paróquias e comunidades eclesiais, onde o Padre deve ser o maior incentivador das vocações.